Blog do Doutor Fofinho

"Tudo começou há algum tempo atrás na Ilha do Sol..." Há muitos anos eu montei esse blog, dando o nome "Le Cul du Tabou", inspirado por uma amiga, para falar sobre o tabu das coisas. Ganhei muitos seguidores, mas desde 2018 não escrevi mais nele. Estou retomando, agora com novo nome, o "Blog do Doutor Fofinho", muito mais a minha cara, minha identidade. Sejam bem vindos.

Tuesday, February 15, 2011

DICAS DE NEW YORK


Informações Gerais

Chegando no Aeroporto. O melhor meio de chegar à cidade é de táxi. Os táxis são mais baratos que em São Paulo e a corrida do aeroporto até a cidade é tabelada. Não faça economias bestas pegando táxis clandestinos. Você corre o risco de ser tapeado e até mesmo roubado. Se você quiser economizar dinheiro, com 5 dólares você pega trem + metrô até a cidade, mas isso vai levar mais de uma hora para chegar.




Transporte. O melhor meio de andar pela cidade é de metrô. Se for ficar vários dias, compre os bilhetes ilimitados ou carregue com um valor adequado. Se estiver em mais de uma pessoa, muitas vezes compensa pegar táxi para distâncias pequenas, porque acaba saindo mais barato que o metrô.




Gorjetas. Do mesmo modo que na Europa, nos Estados Unidos a taxa do garçom não está incluída na conta como aqui no Brasil, o tal dos “11%”. Lá a gorjeta é dada espontaneamente ao pagar a conta e é de muito bom tom que se dê cerca de 10 a 15% ou, como eles calculam lá, o dobro do “tax”, que vem logo abaixo do valor dos gastos. Alguns raros lugares já vem com a gorjeta inclusa e só se deve deixar de dar a gorjeta ou dar um valor bem menor caso tenha ficado muito insatisfeito com o serviço. Por favor, não de uma de “brasileiro mané”, deixando de dar as gorjetas para economizar dólares. Se quer economizar, vá ao Mc Donald’s.




Diversão. A Revista Time Out tem a programação semanal da cidade e várias dicas. Pode comprar na banca / livrarias ou acessar pela internet. O guia do “Sex&The City” tem um roteiro interessante (e caro) de coisas pra fazer.




E pra moçada "afrancesada", o site "New York in French" (http://www.newyorkinfrench.net/) oferece várias dicas de baladas francofônicas, eventos culturais, cursos e outras atraç ões pela cidade.
Em geral, é muito tranquilo comprar os tickets de shows, concertos, eventos, stand up comedy,etc via internet. Quando voce retira o convite na hora do espetáculo geralmente o site tem uma opção chamada “will call”. Alguns sites não vendem com cartões brasileiros, daí é somente possível comprar no local.


Pra quem gosta de shows, eu recomendo assistir a show na cidade, principalmente de forem de artistas famosos em lugares "clássicos", como o Radio City Music Hall ou Beacon Theatre, porque o lugar é absolutamente fantástico e a organização geralmente é impecável. Eu já assisti The Cure, Depeche Mode, The Decemberists, Emilie Simon, Pink Martini, entre outros. Também valem os shows de bandas alternativas em lugares descolados, como o Joe's Pub e o Poisson Rouge, que falo logo mais.




Para ficar

A menos que você tenha muito dinheiro, não pense que você vai ficar naqueles hotéis maravilhosos que aparecem nos filmes. Os nomes são imponentes, mas os hotéis de categoria turística (aqueles que são vendidos nos pacotes hotel+hospedagem) são horrendos. Para quem vai no esquema mochilão, recomendo os albergues da YMCA, que tem preços bem aprazíveis e acomodações limpas e seguras.


Se você tem um pouquinho mais de dinheiro, eu recomendo o Hilton, o Standard, o Hudson, o Ace ou o Pod Hotel. Os quarto últimos têm perfil de hotéis-boutique, todos com balada “inside”.





Agora, se você vai ficar vários dias e curte mais privacidade e liberdade, eu recomendo alugar um apartamento, que muitas vezes sai até mais barato que hotel e dá uma sensação de estar morando no lugar. Essa é minha opção predileta quando viajo.
Lugares para Visitar
1- Central Park = acho que vale à pena andar pelo parque, em qualquer época do ano. Visitar o zoológico é muito legal. Ficar atento às programações de shows e concertos no parque, principalmente na primavera e no verão.


2- Guggenhein = museu localizado na quinta avenida, sempre tem exposições interessantes, além do museu ser lindo.
1071 5th Avenue 
(http://www.guggenheim.org/)





3- Moma = museu de arte moderna, além de ser interessante, tem um restaurante maravilhoso na parte de baixo. O restaurante do Moma, que fica no andar de baixo, é simplesmente incrível.
11 West 53rd Street
(www.moma.org)






4- The Frick Collection = proximo à quinta avenida, era a casa de Charles Frick, um industrial do aço que doou a casa com um acervo maravilhoso para se tornar museu.
1 East 70th Street 
(www.frick.org)





5- Fort Tryon&The Cloisters = Fort Tryon é um parque montanhoso localizado em Washignton Heights ( Broadway com 200th St). O parque é muito bonito e dentro dele estão localizados claustros medievais (The Cloisters) abertos para visitação, com museus, espetáculos. Também há o New Leaf, que é um café/ restaurante da Bete Middler, que tem um brunch maravilhoso.
99 Margaret Corbin Drive

(http://www.metmuseum.org/visit/visit-the-cloisters/)




6-Metropolitan Museum = particularmente eu não gosto muito, mas o que achei legal é o terraço do museu, que abre às 17h às 20h, nas épocas quentes. A entrada é gratuita, e voce faz apenas uma doação de uns 5 dólares. Lá em cima pode ficar observando a maravilhosa vista da cidade e do Central Park, além de ficar bebendo, admirando o por-do-sol.
1000 Fifth Avenue
(http://www.metmuseum.org/)



7- New Museum (235 Bowery St.) = mais um excelente museu de arte moderna na cidade, com amplas instalações interativas, como um incrível carrossel prateado. Aos finais de semana, é possível visitar o rooftop (Sky Room) que tem uma vista maravilhosa da cidade.



Evite os museus aos finais de semana, principalmente o Moma e o Metropolitan, pois ficam insuportáveis!
8- Brooklyn / Brooklyn Bridge = passear no Brooklyn é uma atividade interessante. Em dias bonitos dá pra andar pela Brooklyn Bridge até lá e, de lá, dá prá ver Manhattan de um deck. O Brooklyn tem muitas lojinhas e pequenos restaurants charmosos. Há uma loja chamada Fishes Eddy – que fabrica louças muito simpáticas (www.fishseddy.com). O Brooklin está ficando famoso porque tem vários restaurantes e lojinhas charmosas. A Dekalk Street tem vários restaurantes e Mercado orgânico. Na esquina da Dekalb com a Adelphi, tem um bistro frances muito charmoso chamado Chez Oscar (www.chezoscar.com) e é próximo a ele que estao os outros restaurantes e o mercadinho.



9- Igrejas do Harlem = vale à pena assistir um culto das igrejas protestantes no Harlem. A melhor delas é a Abyssinian Baptist Church (http://www.abyssinian.org/index.php?l=1), que tem dois cultos aos domingos, um às 9h e outro às 11h. Já faz algum tempo eles modificaram as regras devido ao excesso de turistas, então só dá pra entrar no culto das 11h. Para conseguir entrar e pegar o culto mais curto, sugiro chegar cedo, pelo menos umas 2 horas antes, porque a fila é enorme e é bem arriscado nao conseguir entrar. Por uma questao de respeito, eles pedem e é de bom tom não sair da igreja antes de terminar o culto.
132 Odell Clark Place



10- Cinemas = os cinemas nos EUA são fantásticos. São enormes, altos, com acústica excelente. Sempre tem filmes 3D em cartaz.

11-Poissson Rouge = é um bar que tem diversos shows de artistas famosos e nao famosos, e no domingo tem um brunch com cinema e de sabado à tarde tem um show imitando radio antigo, sempre com um convidado especial. (http://lepoissonrouge.com)




12- Joe's Pub (www.joespub.com) = ao lado do Public Theatre, é um espaço bem intimista para shows de todos os tipos, geralmente com preços baixos. Se quiser ver o show sentado, tem que reservar a mesa antes.




13- Chelsea Market = no Meatpacking District, é um mercado de comidas e bebidas com várias lojas e restaurantes interessantes. Café, chocolates, uma peixaria incrível e um açou que chiquérrimo são os "hits" do local. 



14- Highline Park = no Meatpacking District, é um parque construído numa antiga linha de trem abandonada. Nele está localizado o Hotel Standard, um hotel boutique muito charmoso, com uma vista maravilhosa para o Rio. O bar, no topo do hotel, tem uma vista fantástica. E embaixo da ponte, tem vàrios restaurantes charmosos, além da choperia Biergarten, onde você compra tickets para antecipados para as comidas e bebidas.















15- Zoológico e Jardim Botânico do Bronx. Vale a pena visitar. Ambos são enormes e muito bonitos.



16- Union Square. A praça, além de bonita, é um point de vendas de artesanato e uma feira de produtos orgânicos com várias comidinhas gostosas.



17- Lincoln Center&Metropolitan Opera. Ver concertos e óperas no Lincoln Center é algo realmente emocionante. O lugar é simplesmente maravilhoso, com lustres fantásticos espalhados pelo ambiente.



18- Top of the Rock e Empire State Building. Os grandes arranha-ceús da cidade. Vale muito à pena subir ao menos em um deles, principalmente se o dia estiver lindo e for final do dia, para ver o por-do-sol e pegar menos muvuca de turistas.




19- Times Square. Esse lugar, apesar de ser uma zona, cheio de gente, um grande empurra-empurra, é realmente fantástico. Eu particularmente prefiro ir à noite, com as luzes todas acesas, é realmente um espetáculo de modernidade. Só não caia na besteira de comprar eletrônicos nas lojas que têm lá perto, porque dá no mesmo comprar na Galeria Pajé em São Paulo: roubada na certa. Como todo mundo pergunta, eu respondo: não, eu nunca passei a virada de anon a Times Square para ver aquela bola ridícula. Esse é o maior “mico” que alguém pode pegar em New York, coisa típica de brasileiros passeadores de cachorros e “chicanos” lavadores de pratos.



20- Company XIV (303 Bond St, Brooklin, NY / http://www.companyxiv.com/) = É uma companhia de teatro/ dança contemporâneos, com espetáculos para todas as idades, bastante performáticos, em estilo "burlesque". Ideal para quem gosta de programas mais "descolados".




Lugares para comer
1- Viceroy = esse restaurante fica 160 8th Ave, com a 18th St. Tem comida boa e com preço razoável. Bem charmoso, bem frequentado.



2- Antique Garage (41 Mercer St) = funciona numa antiga garagem no Soho. Decorado com antiguidades, à noite com som de jazz suave. Comida contemporanea com toque frances, os garcons falam frances e a comida é realmente deliciosa. Esse é um lugar bem romântico à noite, com luz de velas. E ao lado tem um sexshop para mulheres, chamado Babeland. Daí dá prá continuar a festinha no hotel….




3 - Bergdorf Goodman = essa loja muito chique tem uns restaurantes e bares maravilhosos, com vista para o Central Park.



4- Dean&De Luca = SoHo Store, 560 Broadway (At Prince Street). O Dean &De Luca é um tipo de Santa Luzia americano, muito requintado. Mas dentro dessa loja é possível comer umas comidas prontas maravilhosas, além de uns combinados de sopas e sanduíches.



5 – Bubbys = é um restaurante localizado em Tribeca, muito descolado. Servem um brunch bem gostoso, tem música e decoração descolada, frequentada por públicos de todas as idades. (120 Hudson St. Tribeca)



6- Mamajuana Café = com toque latino “forte”, com excelentes opções de frutos do mar e sangrias. Recomendo ficar do lado de for a porque dentro a música é muito barulhenta. (247 Dyckman St – Perto do Fort Tryon Park)



7- Katz Deli = eles produzem o melhor pastrami do mundo, na minha opinião. Lugar simples, sem nenhum requinte, mas com muito sabor. (205, East Houston St).



8- Oyster Bar = esse restaurante fica no subsolo da Grand Central Station, serve frutos do mar deliciosos. E também tem um menu variado. A sopa Clam Shouder é deliciosa. Além disso, o próprio passeio na Grand Central é fantástico.



9- Nobu = (105 Hudson St. - Tribeca) pra quem gosta de comida japonesa, na minha opinião esse é o melhor restaurante japones que já experimentei. Vale à pena experimentar o menu do chef, que vem com varias “surpresas”. Eles servem um peixe branco com jalapeño, muito gostoso.



10- Burger Joint = é um hamburguer bom e barato que fica Escondido atrás de cortinas no Park Meridien Hotel. Se voce der sorte, pode ir sem filas. Eu consegui num final de tarde. Estão dizendo que é o melhor hamburguer de NY, mas não é tudo isso.
119 W 56th St
(http://www.parkermeridien.com/eat4.php)



11-Artie’s Deli (2290 Broadway). Tem um delicioso pastrami, vale a pena conferir.



12- DB Bistrot Moderne = esse é um dos restaurantes no renomado chef Daniel Boulud. Tem um menu interessante (e caro), mas a “experiencia” fantástica fica por conta do hamburguer ma-ra-vi-lho-so em tres versoes: (1) 30 dolares recheado com carne desfiada e foie gras ; (2) 75 dolares com trufa negra e (3) 150 dolares com muita trufa negra! Esse hamburgers com trufas só estão disponíveis no inverno.
55 W 44th Street 
(http://www.danielnyc.com/dbbistro.html)



13- Dove Tail = fica perto do Central Park, é um bistro muito sofisticado com comidas bem interessantes.(103 west 77th St. - http://dovetailnyc.com/)





14- Kebab na rua = em geral qualquer barraquinha de kebab (o que chamamos de “churrasco grego”) é sempre muito gostoso mas, especialmente, tem um que funciona a partir das 23h ao lado do Hilton na 6.a Avenida. Vocês vai ver que tem uma fila enorme, mas é muito barato e vale à pena.





15- H&H Bagels = tem várias lojas, mas a mais legal é a da Broadway. Lá você pode comprar os bagels (que são pães judaicos tradicionais nos EUA, geralmente comido com cream cheese).





16- Bann Restaurant &Lounge. (350 W 50th St. Entre 8th e 9th st.) = é um restaurante coreano, que serve o típico churrasco coreano, sem cachorros. É bastante sofisticado e muito gostoso. Além do churrasco, que é o carro forte do restaurante, experimente a sobremesa Tropical Snow, feito com coco fresco, frutas e gelatina de algas.




17- L'Ecole. The French Culinary Institute. (462 Broadway, Soho). Esse é uma escola de culinária que serve os pratos de uma maneira bem sofisticada, mas com preços bastante acessíveis. Convém fazer reservas.




18- Decibel Sake Bar. (240 E 9th st.). Esse bar fica no subsolo de um prédio. Garçons orientais descolados e com um ar blasé servem sakes variados e cervejas japonesas, além de maravilhosos petiscos.



19- Piper's Kilt (4944 Broadway, perto da 207 st. , Washignton Heights). Esse Irish pub, com clima intimista, meia-luz e algumas aprensentaçōes de rock ou jazz oferece um dos hamburgers mais gostosos da cidade, o que compensa a distância. Mas dá pra aproveitar e visitar num dia de visita ao Fort Tryon.



20 - Bar Boulud (1900 Broadway com 64th St.). Do mesmo dono do DB Bistro Moderne, é rico em terrines e pratos rápidos e sofisticados. Com uma excelente carta de vinhos e um ambiente muito agradável. Aliás, tudo o que Daniel Boulud toca vira ouro, então vale a pena conhecer todos os restaurantes dele (DB, Bar Boulud, Café Boulud, Épicerie Boulud, Daniel, Boulud Sud, DBGB, Bar Pleiades)



21- Magnolia Bakery. Com vários endereços pela cidade, vale muito à pena experimentar os cupcakes maravilhosos que eles fabricam.



22- Saigon Market (91 University Pl. entre 11st e 12sd St.) Perto da Union Square, é um restaurante vietnamita, com cardápio bastante rico, porçōes generosas e preços populares. É frequentado principalmente por orientais, o que indica que a comida é bastante tradicional.



23- Spice Market (403 W 13th St.) É um delicioso restaurante thai, com diversas opçōes de cardápio, com diversas opçōes apimentadas. Há uma sobremesa deliciosa com mousse de chocolate branco e sorbet de limão.



24- Le Pain Quotidien. É uma rede belga que, embora ainda seja amplamente visitada pelos brasileiros, está em franca decadência. Serviço horrendo, comida péssima. Não perca seu tempo, nem seu dinheiro. 



25- Balthazar (http://balthazarny.com/). Delicioso restaurante com carnes, risottos, massas. Pena que está sempre lotado e abarrotado de gente.



26- Artisanal (forte em queijos e vinhos). Além dos pratos requintados, você pode pedir seleções de queijos sofisticados e tem uma excelente carta de vinhos.
2 Park Avenue 
(http://www.artisanalbistro.com/)


27- Cafeteria (119 7th St.) No Chelsea, um restaurante muito charmoso, com cardápio enxuto, muito gostoso. (www.cafeteriagroup.com) 



28- Room Service Bar (690 9th Ave, between 47th St &48th St). É um bar que encontramos por acaso em um dia de chuva em Hell's Kitchen. Tem um música muito agradável, uma decoração primorosa e umas comidinhas "thai" deliciosas. Embora não o tenha colocado na lista dos bares gays, pode-se dizer que tem uma galera "mix", bem descolada.




29- Molyvos. (http://www.molyvos.com/). Esse é um maravilhoso restaurante grego da cidade, pra mim, um dos melhores. Ele é bem carinho, mas vale muito à pena. Experimente a moussaká e os vinhos gregos, além de um delicioso Creme brulé de café.





30- Bistro Citron (473 Columbus Ave). Um simpático bistrô francês, com preços bem confortáveis. Eles têm as melhores moules frites que já comi em NY, além de uma sopa de cebolas deliciosa.



321- Acapella (1, Hudson St.). Uma típica cantina italiana pretensamente sofisticada, mas com uma comida deliciosa. A truculência dos garçons e Frank Sinatra ao fundo remetem aos tempos da “Cosa Nostra”. Vale a pena conferir.



32- Centro Vinoteca (74, 7Th Ave South). Um deliciso menu italiano, sem a truculência dos garçons do Acapella. Visual contemporâneo e preços acessíveis.



33- Tribeca Taco Truck. É um trailler que vende tacos e burritos deliciosos e baratos pelas ruas do Soho. Durante a semana, eles ficam na Greene St., entre Houston e Prince; aos sábados eles ficam na Broadway, praticamente na mesma quadra. A fila enorme na hora do almoço assusta, mas o serviço é rápido.
(http://www.thetacotruck.com/)


34- Kutshers Tribeca. (186 Franklin St.) É um restaurante de comida típica judaica com toque "gourmet": porções menores, apresentação sofisticada, ambiente gostoso. Não gostei muito do serviço, achei demorado e displicente, mas a comida é fabulosa.



35- Tao. (42 E 58th St.) É um "mix" de comidas orientais, com um ambiente muito bonito e agradável, tipo "Buddha Bar" sem a chatice do Buddha bar, mas com o Buddha gigante no salão. A comida é gostosa, com porções generosas com proposta de dividir os pratos.





36- Mini Cupcakes Baked by Melissa. (http://www.bakedbymelissa.com/) Numa ruazinha do Soho é possível encontrar esses maravilhosos mini cupcakes, com vários sabores e cores. Dá pra comer uns dez que não dão o tamanho de um tradicional.



38- Empire Szechuan. (193 Columbus Ave; http://www.empiretogo.com/) Esse foi uma pérola encontrada numa lata de Dolly no esgoto. Tudo bem que a avenida é chiquetosa, mas quem poderia supor que um restaurante chinês com aparência simplória seria tão saboroso? Surprise! Realmente delicioso e barato. Por 5 dólares é possível comer uma pratada de noodles com um delicioso molho (Peking Style) e os outros pratos são baratos e bem servidos. 





37- Daniel. (60 E65 st.; http://www.danielnyc.com/daniel.html) Mais uma "aquisição digestiva" do renomado chef Daniel Boulud. Está na lista dos melhores restaurantes do mundo, mas confesso que fiquei meio decepcionado. Primeiro por ter que usar blazer e sapato social (tudo bem, fui de botas!). A comida é deliciosa, mas não me fez "sair do chão". Tudo é muito perfecionista, estético e os garçons fazem "serviço sincronizado" com os pratos. Chic. Mas em termos de sabores em lugares caros, prefiro o Dove Tail. E por favor, faça reservas antes e chegue no horário! Minha sugestão é o white Cosmopolitan que tem um sabor suave e vem com uma bola de gelo com uma flor congelada dentro. Um show à parte. 




39- Gastronomie 491. (491 Columbus Ave; www.gastronomie491.com) Descobri esse lugar enquanto caminhava pela Columbus Ave em direção ao Bistro Citron. É um empório bem chique de comidas sofisticadas, café e patisserie. Você pode comer comida mediterrânea, saborar uns bons vinhos, queijos e charcuteries. Eles têm uma seleção fantástica de queijos americanos sofisticados (pasmem, isso é possível!). Comprei um queijo de cabra trufado maravilhoso!





40- Sant Ambroeus. (1000 Madison Ave; www.saintambroeus.com).  Mais uma descoberta chic promovida pelas caminhadas diárias. Lugar chique para tomar café, comer pães e doces sofisticados. Bem perto do Whitney Museum. 





41- Seersucker. (329 Smith St., Brroklin, NY; http://seersuckerbrooklyn.com/). Completo e maravilhoso achado, andando pelas ruas do Brooklin, nas altas horas da noite. Sem pestanejar digo que fui uma das melhores experiências gastronômicas que já tive em New York. Um restaurante aconchegante, sofisticado, mas sem rapapés. Os pratos são pequenos, mas deliciosos. Vale a pena a viagem!





42- Buddakan (75 9th Avenue, http://www.buddakannyc.com). No mesmo estilo do Tao, comida oriental deliciosa e variada e também vira "balada" à noite. Acho a música um pouco barulhenta. 



43- Miss Korea (10 West 32nd Street - http://www.misskoreabbq.com). No mesmo estilo do Bann, mas menos sofisticado e mais barato. Comida deliciosa, mas o churrasco é feito com uma certa pressa pelos garçons. Aliás, essa rua é a "Koreatown" de New York, cheia de restaurantes e imitação de patisseries francesas (acho que eles gostam disso...). Não é um passeio romântico: meio barulhento e você sai todo defumado de lá. 



44- Asian Mart ou Hmart ou Han Ah Reum 
25 West 32nd Street - www.hmart.com). 

Quase em frente ao Miss Korea, um gigantesco mercado de comida coreana, com tudo o que você pode imaginar. Comprei rice cakes e folhas de massa de arroz. Lá você encontra todo tipo de noodles e comida oriental que precisar, por preços ótimos. 






45- Beecher's Handmade cheese(900 Broadway - Flatiron District - 
http://www.beechershandmadecheese.com/locations/newyork.aspx). Maravilhosa fábrica de queijos - da vitrine dá inclusive para ver alguns queijos sendo produzidos. Além dos queijos, vendem geléias, temperos, acessórios e charcuteries. Tem um balcão de comidas expressas e, no subsolo, um delicioso restaurante, o The Cellar.










46- L'Arte del Gelato (75 7th Street South - www.lartedelgelato.com). Em geral, sorvetes bem gostosos, cremosos, como os bons sorvetes italianos. Mas atenção para uma preciosidade: sorvete de azeite! Sabor suave, cuidado para não "perdê-lo" com outros mais fortes...




47- Mandoo Bar. 2 W 32nd St. Praticamente ao lado do Miss Korea, um lugar minúsculo com "dumplings" (no estilo de guiozas fritos ou cozidos) maravilhosos. 



48- Salumeria Rosi. 
283 Amsterdam Ave.
salumeriarosi.com

Nesse lugar cafona, com garçons falando e servindo rápido os pratos, você pode usufruir de deliciosas seleções de salames, presuntos e queijos, além de uma maravilhosa costela. 



Bares Gays

1- The Monster (80 Grove St., West Village). É um bar tradicional, com piano no andar de cima onde as "tias" ficam ao redor do piano cantando músicas tradicionais da Broadway e com pista de dança no andar de baixo.


2-Duplex (61 Christopher St., West Village). Em frente ao Monster, é um bar bastante divertido, com música ao vivo, onde vários clientes escolhem músicas para cantar.



3- Posh (405 W 51st. St.) É um bar pequeno, simples, bom para tomar umas cervejas e bater papo.


4- G Lounge (225 W 19th St.) É um bar maior, com pista de dança e bastante movimentado e agitado. Um pouco brega.



5- Therapy (358 W 52 St.) É um bar pequeno, mas bastante charmoso, com shows ao vivo e música bastante agradável.


Para comprar
Eu particularmente prefiro as lojas de rua. Mesmo nas grifes e lojas sofisticadas, é quase sempre possível encontrar promoções e liquidações no subsolo das lojas. Portanto, se quer economizar, vá direto ao subsolo.



Mas grandes magazines, como a Macy’s e Sack’s você acha roupas de todas as principais grifes a preços mais baixos que nas lojas. Duro é aguentar o inferno de entrar nelas, principalmente nos feriados brasileiros prolongados. Mas se você quiser baixar o nível MESMO, vá até a Century 21, uma horrenda loja de departamentos que vende coleções passadas de grifes a preços de Mesbla.






Uma outra opção, e que os brasileiros adoram, é o tal do outlet em New Jersey, o Woodbury Common (http://www.premiumoutlets.com/outlets/outlet.asp?id=7). Fica cerca de uma hora de viagem e você pode alugar um carro para ir até lá ou pegar um ônibus no Port Authority, na 42st. A vantagem de pegar esse ônibus é que você paga uma tarifa única ida-e-volta de 45 dólares e ganha um livrinho de descontos que é muito útil. Mas atenção: vá preparado para se cansar, porque o lugar é gigante e a céu aberto e para ser maltratado, porque os vendedores de lá são frustrados e mal comidos. A primeira coisa que você deve comprar lá é uma mala com rodinhas, preferencialmente na Sansonite, para facilitar a sua locomoção pelo outlet. Tem uns brasileiros que contratam um serviços de motoristas brasileiros com vans. para serem transportados ao outlet. Geralmente eles ficam esperando as pessoas durante todos o dia. Felizmente eu nem tenho essas indicações, porque eu acho cafona e ridículo. Além disso, cuidado com as chinesas e/ou koleanas por perto: elas costumam arrancar boas mercadorias das mãos dos outros.


Ao invés do Woodbury, em prefiro mil vezes ir ao Garden State Plaza, em Paramus, New Jersey. É um shopping grande, bem vazio durante a semana e que tem quase todas as lojas e grifes que precisamos para sermos felizes. Ele fica bem perto de Manhattan, cerca de uns quinze minutos de ônibus da estação da rua 181.


Se quiser comprar eletrônicos, vá na Best Buy, na B&H ou na J&R. Essas lojas são seguras, boas para comprar e têm bons preços. E se você souber o que vai comprar e onde vai ficar, recomendo comprar pela internet nos sites dessas lojas uns dias antes de você chegar e mandar entregar, para não perder tempo com compras de eletrônicos.
Para os aficionados em Abercrombie&Fitch, uma dica: CORRA da loja da 5a Avenida! A loja é linda, pra ver como se fosse um museu, cheio de pinturas com apelos homoeróticos e aqueles rapazes seminus na porta, mas é um verdadeiro inferno, geralmente com fila na porta, super escura por dentro e com uma música alta e insuportável, como se fosse um club. Vá na loja do Pier 17, que é muito mais vazia e tem um coisa que a outra não tem: liquidações!
E pra quem gosta de brechós, antiques, vintages e todo tipo de coisa velha, vale a pena visitar os Flea Markets do Brooklin. Geralmente abertos aos finais de semana, você encontra do luxo ao lixo em roupas, bijoux, móveis, livros e outras quinquicalharias. (http://www.brooklynflea.com/). EM minha última viagem, estive no Flea Market de Williamsburg. Vale a pena visitar, porque fica num prédio lindo de um antigo banco, mas eu realmente não achei grande coisa. Tem muita roupa, poucas antiguidades, mais cacarecos e muito "artesanatinho" que se encontra em qualquer barraquinha pelas ruas do Soho.
Musicais 

Eu geralmente não gosto de musicais; sinto sono, me dá sempre um tédio. Para quem gosta pouco como eu, recomendo o Mamma mia, porque pelo menos as músicas do ABBA entretém bastante. Para quem gosta de superproduções, o Rei Leão, a ridícula Mary Poppins, o Homem Aranha e o Fantasma da Ópera são os mais procurados. Teve um que gostei muito: Chaplin. Entrou em cartaz há pouco tempo, prende a atenção e disperta várias emoções. Também recomendo Avenue Q, com muppets, que é bem engraçado. 

Lugares para não ir:
Acho que não tem muitos lugares para não ir. Eu realmente dispenso a Estátua da Liberdade. Esse é um passeio totalmente “mico”. O melhor da estátua é vê-la de longe ou nos cartões postais. Recentemente estive no New Museum e fiquei muito decepcionado. Para quem gosta daquelas instalações de Arte Moderna, como pedaços de ripas de madeira encostadas numa parede e quadros feitos com bitucas de cigarro, vá em frente.
Bem, esta é a Manhattan que eu conheço e gosto. Tem muitas outras coisas, nem sei se me lembrei de tudo, mas já dá prá aproveitar bastante, né?





1 Comments:

Blogger Pedro Shiozawa said...

Fiz a viagem

com as famosas dicas ! Foi incrível!!!!

Só quero saber quando esta parte do blog vira livro....

3:30 PM PST  

Post a Comment

<< Home