FALANDO ERRADO....PODE-SE CHEGAR LONGE

Detesto ouvir gente falando errado. Dou um desconto para os “silvícolas ou privados de contato social adequado” e guardo apenas as pérolas para ofertar aos leitores do blog. Acontece que nós últimos dias tenho ouvido tantas atrocidades e assassinatos da norma culta (Norma Culta? Quem é essa mulher?), que fiquei com meu erradômetro entupido e resolvi despejá-lo bem aqui, no Cu do Tabu.
Tudo começou enquanto estava no Drive-Thru do Mac Donald’s pegando meu Big Mac e meu Mac Shake. A atendente colocou a carona pela janela e disse:
“Moço, não tem mais shake de chocolate, só de BAUMILHA”.
“Serve, serve”.
Tomei a BAUMILHA, que podia ser baunilha ou creme ou creme suíço e teriam todas o mesmo gosto: nada.
E daí houve uma reação em cascata. Não consegui mais parar de pensar em pessoas falando bobagens que passaram a invadir minha mente como uma alucinações auditivas. Lembrei que quando fui ao programa Guerrilha da TV Cultura, e a auxiliar de produção me chamou na recepção para gravar a “cabeça” do programa, aquele tipo de chamada que aparece antes do programa começar. E ela me disse, com bastante fé:
“Então, doutor, é bem facinho. O senhor fala assim: Oi, pessoal, eu sou o doutor Marcelo Niel e vou ESTAR PARTICIPANDO do programa Guerrilha e blá, blá, blá.”
E lá fui eu gravar a cabeça, mas acabei perdendo a cabeça. O raio do gerundismo não saía da minha cabeça e, cada vez que eu começava a falar, gerundismos guerreavam com Normas Cultas e cada frase que saía, saía incultamente mais bizarra: “Eu vou estar partici... Eu vou estar estando...ops... Eu vou estar ficando...”. Demorou um tempão para sair algo normal, simples e culto.
---/---/---/---/---
Tenho uma conhecida que é muito “IN”. Vem de família muito simples, fez faculdade com muito esforço e conseguiu fazer mais três pós-graduações. Só esqueceu de aprender a falar português. Então, vez ou outra, se escutam saindo palavras suicidas da sua boca, como INGNORÂNCIA E INDENTIDADE.
---/---/---/---/---
Já faz muito tempo, tive uma faxineira que costumava perder as coisas pela casa. Enfornava coisas nos lugares mais inusitados e demorava dias para que encontrássemos nosso perdidos. Mas o mais divertido era perguntar para ela. Com os dentes da frente ausentes, a negra gordona colocava as mãos na cintura, sacudia os ombros e respondia: “Não tenho a MELHOR LOÇÃO”.
---/---/---/---/---
Pior de tudo são os renomados professores universitários pós-doutorados. Conheço um que apela ferozmente para o gerundismo. A primeira vez que ouvi tais fezes saindo da boca dele cheguei quase a acreditar que ele estava falando certo. “Eu vou estar ficando num hotel bem perto de você.”. Pow! Crush! Trusmp! Um soco. Vários socos. No estômago da última flor do Láscio.
---/---/---/---/---
---/---/---/---/---
Na época da faculdade, tinha um professor de patologia que soltava várias pérolas linguísticas. Mas a mais famosa e relembrada era quando ele disse “Eu examinei mais de vinte mil CÉLEBROS de pessoas que cometeram atos ILÍCINOS”. Graças a Deus, esqueci o nome dele. Mas sua célebre frase, não esqueci jamais.
E por aí vai. Tudo tem em sua memória, recordações desse tipo. Mas o que realmente me incomoda são as pessoas que concluíram cursos superiores, pós-graduações, são professores e continuam falando errado. Quando tenho oportunidade, corrijo. Tem gente que não gosta. Mas há aqueles que aceitam, agradecem e se corrigem. Eu mesmo já cometi meus erros e tive a oportunidade de ser corrigido. Pior que a ignorância, é a ignorância teimosa.
Mas no país de Lula, isso nem deve ser relevante. É o de MENAS. As pessoas estão MEIA doidas mesmo. Deixa pra lá.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home